Conheça o Best Performance and Movement, método de treinamento físico específico para bailarinos

Ao contrário do que se pensa, pesquisas recentes na área da lesão e treinamento com bailarinos revelam que o ballet clássico e outras formas de manifestação da dança não são suficientes para preparar o corpo do bailarino para as demandas físicas para as quais ele é requisitado. Desta forma, para ter uma carreira longa e saudável o bailarino deve ser, dentre outras características, forte e flexível e utilizar treinamentos complementares para alcançar esses níveis pretendidos.

De acordo com os princípios do treinamento foi necessário o desenvolvimento de um método respeitando a especificidade da dança. Após pesquisas laboratoriais e clínicas por mais de 10 anos, Bárbara Pessali Marques desenvolveu e patenteou o Best Performance and Movement, um método de treinamento físico específico para bailarinos com exercícios criados de acordo com as demandas da dança.

Os exercícios visam aprimorar a técnica da dança. Foram utilizados como inspiração passos do ballet clássico, dança contemporânea e exercícios utilizados no treinamento de força, resistência e flexibilidade. Os exercícios foram criados pensando na especificidade do ballet clássico bem como de outras modalidades de dança.

Acesse o vídeo abaixo e entenda como o Bastidores funciona!!


Comentários

Barbara Pessali Marques
Barbara Pessali Marques

Bárbara Pessali-Marques é bailarina formada pelo CEFAR - Centro de formação Artística do Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado, bacharel e licenciada em Educação Física pelo UNI-BH - Centro Universitário de Belo Horizonte, especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Ciências do Esporte - UFMG. Diretora da produtora artística Multiart Ltda, fundadora e presidente da ONG OELO e Diretora do Bastidores Centro de Treinamento Personalizado, em Belo Horizonte; o único centro de treinamento especializado na preparação física de bailarinos do Brasil. Desenvolveu e registrou o método de treinamento específico para a dança “BPM-Best Performance and Movement” e um equipamento para mensuração e treinamento da flexibilidade em bailarinos. Foi co-fundadora, bailarina e preparadora física da Trama Cia de Dança e professora do curso de Educação Física e Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. É membro do laboratório de Biomecânica da UFMG, da Sociedade Brasileira de Biomecânica, da International Association for Dance Medicine and Science e o Bastidores é membro do International Dance Council - UNESCO. É doutoranda na Manchester Metropolitan University/Reino Unido pesquisando na área da Ciência da Dança. Foi contemplada com uma das sete bolsas de estudo oferecidas para área da saúde pelo Ciência sem Fronteiras/programa de doutorado pleno no exterior - CAPES, para a realização do seu doutorado na Inglaterra (país foco da produção científica em Ciências da Dança) com o intuito de ajudar a desenvolver esse campo no Brasil. É uma das integrantes e responsáveis pelo desenvolvimento da parceria entre o Reino Unido e o Brasil para a realização de pesquisas colaborativas nas Ciências da Dança entre estes países. É pesquisadora convidada no grupo de pesquisa em Psicologia do Esporte na UEMG Ibirité, em Biomecânica na USP e no Grupo de concepções em Danças Contemporâneas na UFMG. É professora do curso de graduação em Dança na Manchester Metropolitan University –UK. Autora do blog barbarapessalimarques.blogspot sobre preparação física para bailarinos, com intuito de diminuir a lacuna entre a teoria da ciência e a prática da dança.