Dança no frio – Cuidados especiais

Com a temperatura mais baixa, não podemos nos dar o luxo de ir para as aulas, mas é importante tomar alguns cuidados maiores em relação ao aquecimento, para evitar de se machucar.

O frio é uma agressão ao nosso corpo, portanto o ideal é fazer a aula com roupas que protejam do frio e façam evitar a perda de calor. Saia de casa bem agasalhado, comece a aula com itens de aquecimento (apropriados para dança) e só tire o excesso de roupa à medida que for aquecendo o corpo.

Quando eu digo “roupas apropriadas” é porque já tive alunas com calças largas, blusas “de motoqueiro” rsrsrs Mas evite esse tipo de roupa. Confecções especializadas em dança criam roupas adequadas para usar nas aulas.
Opte por peças mais justas e coladas à pele, que deixam menos espaço para a passagem de ar, protegendo melhor do frio.

É essencial também começar os exercícios de forma leve. O aquecimento deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém, no inverno, ele deve ser feito com maior atenção. No frio a musculatura está mais contraída e tensa. Para atenuar os riscos de lesões.

Outro ponto que a gente deixa de lado é a hidratação. Durante o frio bebemos menos líquidos. Mas não é bom ir para aula desidratado. Pode optar por beber bebidas quentes, além da água, que é para beber mesmo sem não estiver com sede.

Texto originalmente publicado no blog Mundo Bailarinístico


Comentários

Dryelle Almeida / Mundo Bailarinístico
Dryelle Almeida / Mundo Bailarinístico

Publicitária, analista de marketing nas Redes Sociais, formada em ballet clássico pela E.M.B – SP, professora de ballet, aspirante a sapateadora e gestora do Blog Mundo Bailarinístico criado para ser uma extensão das suas aulas e dividir, ou melhor, multiplicar sua paixão pelo ballet por aí.