7 FORMAS DE VIVER DA DANÇA SEM SER BAILARINO PROFISSIONAL

Você sabia que existem várias opções de carreira que envolvem dança e não necessariamente exigem que você seja um bailarino profissional ou que tenha um nível técnico avançado? Nesse vídeo, nossa parceira de conteúdo, Renata Darzi, do canal da Escola Petite Danse, dá 7 dicas de profissões que podem te manter financeiramente estável e não exigem tanto da sua performance nos palcos!

Continuar lendo


Ballet Adulto: Expectativa vs Realidade

Tem curiosidade de saber como é começar a fazer ballet já adulta? Nossa parceira de conteúdo, Carol Lancelloti, do canal Meia Ponta, relembra todas as expectativas que tinha e conta o que conseguiu realizar. Veja no vídeo:

Continuar lendo


Você ama dança? Então não pode perder o filme BalletNow!

Uma semana para criar uma coreografia que unisse diversos tipos de dança. Esse foi o desafio que Tiler Peck precisou enfrentar durante o BalletNOW. Sua rotina foi filmada e transformada em um documentário com uma perspectiva raramente vista. Imperdível!

 

Continuar lendo


A manutenção do equilíbrio

A manutenção do equilíbrio, tanto no relevé, piqué ou piruetas é uma tarefa muito mais complexa do que parece.

Mas a final de contas: O que é equilíbrio? Existe só um tipo? Como meus olhos estão relacionados ao equilíbrio? E meus ouvidos também?

Continuar lendo


Nora Esteves será a primeira brasileira no júri do prêmio Benois de La Danse, o “Oscar da dança”.

Primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Nora Esteves, foi convidada para compor o grupo de jurados do Prêmio Benois de la Danse. É a primeira vez que um brasileiro compõe o seleto grupo de jurados que escolhe os melhores bailarino, bailarina e coreógrafo do ano. O júri internacional é composto por personalidades importantes do mundo da dança, como diretores de companhias, coreógrafos, estrelas do ballet e pedagogos na área. Indicada por Luigi Bonino, a decisão de incluir Nora no júri foi da Diretora Artística da premiação Nina Loory após avaliar que em 30 anos da história do Benois de La Danse, nenhum brasileiro havia composto a banca avaliadora.  

Continuar lendo


Repetto + Loja Ana Botafogo

Tem novidade na nossa loja física: agora você pode encontrar os produtos da Repetto, a mais tradicional e conhecida marca de ballet. Francesa, foi criada em 1947 por Rose Repetto a pedido do seu filho, o dançarino e coreógrafo Roland Petit. É mundialmente famosa por suas sapatilhas, dos palcos às ruas.

Continuar lendo


Como controlar a pirueta de acordo com as Leis da Física

Sabe aquele bailarino que faz um milhão de piruetas e ainda termina no balance de frente para o público? Sim… Aquele que você pensa “Não pode ser… esse vídeo foi editado” ou “Esse aí fez um pacto com o diabo”.

Continuar lendo


Por que alongar dói?

Um dos maiores problemas no treinamento de flexibilidade está relacionado com a dor que sentimos. Sempre temos aquela sensação de que sentimos mais ou menos dor que o nosso colega, ou que aquele aluno esta fazendo “drama”. Mas será que pessoas diferentes sentem dor de forma diferente?

Continuar lendo


Ensino da técnica do ballet clássico para adultos: Considerações – 16ª parte

Olá,

Finalizando a minha série sobre o trabalho na barra, nesta postagem o objetivo é refletir sobre o exercício do battement developpé.

Habitualmente chamado de developpé nas salas de aula de balé é, conforme a mestra Vaganova, um movimento de adágio e com tempo lento. Aragão e Caminada (2006, p. 142) traduzem a palavra developpé como desenvolvido, desdobrado.

Continuar lendo


Piercing, pode?

Esses dias a @heycaroldias perguntou no Instagram do Mundo Bailarinístico: “Bailarina pode usar piercing?” e a pergunta dela virou post!!! Mande também sua pergunta para eu responder por aqui 😉 Por enquanto vamos ficando com a resposta dela:
Em relação aos piercings, acredito que entrem na categoria acessórios, junto com os brincos, os anéis, os colares. É sabido que não é aconselhável que usemos jóias ou bijuterias na sala de aula, porque a pode machucar.

Continuar lendo


O que é um Cambré?

A pergunta de hoje foi da Giovanna Biondo:

O que é cambré Devant?

Continuar lendo


Fiz ballet quando eu era pequena, consigo voltar?

Essa é a pergunta de muitas leitoras do Blog e tenho certeza que muita gente que já fez ballet quando era criança tem essa mesma dúvida. A verdade mesmo é que todas têm a resposta dentro de si, no coração, só que muitas vezes tem medo de ouvir o SIM como resposta.

Continuar lendo


Ballet Adulto – Nunca fiz ballet na vida

“Nunca fiz Ballet na vida, mas sempre tive vontade de fazer, eu acho tão bonito”… Quantas e quantas vezes eu já ouvi essa frase em resposta quando eu digo que faço ballet! E a minha resposta sempre é: “E porque não vai fazer?” – O ballet para não crianças existe, está cheio de adeptos e adeptas incentivando, inspirando e mostrando que a o ballet não é só para crianças, o ballet é para quem quiser fazer!

Continuar lendo


Aquecimento para crianças

Algumas dicas para dar aquecimento para as pequenas. É importante para que não se machuquem durante os exercícios.
Um bom aquecimento é a melhor forma de começar uma aula. Durante a aula os músculos são utilizados, alongados, vai levantar a perna, curvar o corpo e antes de começar então é bom fazerem exercícios leves, que podem ser repetido 10 vezes.

Continuar lendo


Dança no frio – Cuidados especiais

Com a temperatura mais baixa, não podemos nos dar o luxo de ir para as aulas, mas é importante tomar alguns cuidados maiores em relação ao aquecimento, para evitar de se machucar.
Continuar lendo


3 DICAS IMPERDÍVEIS PARA SOLISTAS

Durante várias anos no qual participo da banca de jurados em diversos festivais, tenho certo de que é preciso mais do que a técnica deslumbrante para ter sucesso em competições nacionais e internacionais. Você também precisa de um excelente coach (treinador).

Continuar lendo


Ponteiras de silicone: cuide bem delas

Suas ponteiras de silicone podem ter “vida eterna”, se você cuidar delas com carinho <3

Como?

Fiz uma listinha de cuidados especiais:

Continuar lendo


Porque você não deve faltar às aulas e ensaios

Faltar nas aulas é tempo perdido! A vida é muita curta para faltarmos no ballet e nos ensaios.

Continuar lendo